Com a proposta de construir a Agroecologia na prática, um grupo composto por 7 estudantes, um deles assentado, decidiram encarar melhor a realidade em um lote do Assentamento Antônio de Farias, em Campos dos Goytacazes.
A ideia principal é desenvolver e aplicar técnicas agroecológicas através da construção coletiva entre eles. Tem-se o objetivo de utilizar todo o espaço do lote, com a maior diversidade possível de espécies, buscando o melhor equilíbrio do ambiente para se ter uma boa produção, livre de agrotóxicos, respeitando a natureza e o próximo.
Busca-se usar parte da produção para montar um feirinha agroecológica na UFF, semelhante a já existente na UENF, acreditando ser uma ótima ferramenta tanto para escoar a produção aumentando a renda, quanto para a inserção do debate junto à universidade.
A experiência encontra-se na fase de embrião ainda, sendo o início de suas atividades no final de fevereiro de 2012.
Inicialmente, três deles estão residindo no lote para tocar as atividades fundamentais para seu sustento, sendo realizado mutirões estratégicos para demais atividades. Para esses mutirões, está sendo pensado uma atividade onde se apostará nas novas turmas da UENF e da UFF para apoiar ainda mais a iniciativa.
Será disponibilizado fotos, vídeos, diários de campo, etc., com a finalidade de trocas de experiências com todos os interessados.
¨Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão¨. (Paulo Freire)